Esporadicamente

Dúvidas sobre intercâmbio?

Posted on: 28/04/2014

Imagem

Oie! Se chegou até aqui, é porque, provavelmente está pensando em ir para Cambridge ou fazer um intercâmbio por lá, certo? A maioria das pessoas acha meu blog por este motivo… Se for isso, peço a gentileza de deixar suas dúvidas aqui. Seja nos textos, neste post… Sem querer ser chata, mas a maioria das pessoas têm dúvidas parecidas e também, acredito muito na troca de experiências que pode surgir por aqui, aproximação de pessoas, já sanar mais dúvidas de outros e assim vai… Estou aqui, super disposta a ajudar, até mesmo porque como já disse, quando eu fui, não encontrei nenhum canal ou pessoa que já tivesse ido e pudesse me ajudar.

Grande abraço!

Thay

13 Respostas to "Dúvidas sobre intercâmbio?"

Oi thai! Pode me falar qual era o seu nivel de inglês antes de viajar para Cambridge e que nivel vc ganhou?
Obrigado
Vivi

Oi Thay,
Primeiramente, muito legal o seu blog, um dos poucos que fala sobre o intercâmbio em Cambridge!
Eu tenho duas dúvidas:
1. Em relação a preços, Cambridge é realmente mais barato que Londres?
2. Estou pensando em ir em Julho e passar um mês, é legal lá no verão? é a melhor época?

beijo!

Oi Natália, Tudo bem? Que bom que gostou dos textos aqui do blog, são para ajudar mesmo, rs. Como eu sempre falo, quando estava perdida querendo ir para Cambridge, não encontrei ninguém que tivesse tido a experiência para me ajudar. Então, vamos lá. Respostas:

1 – Não vi diferença nenhuma dos preços de Cambridge e Londres… Roupas, por exemplo, em Londres achava mais opção, só isso.
2 – Acho julho ótimo! É uma viagem diferente, pois vc vai aproveitar mais os parques, os finais de semana em áreas livres. Não vai ter aquela experiência europeia da neve, do frio, mas acho ótimo…

Qualquer dúvida, tô aqui!

Super beijo.

Olá Thay, Tudo bem?
Atualmente venho pesquisando em várias agências de intercâmbio(Online), cursos de inglês no Canadá no site da CI. Achei muito em conta, em relação a outros sites.
Outra coisa, percebi que não existe muitos sites que oferecem a opção Simular Orçamento, que dificulta bastante a vida de nós estudantes que estamos em mente fazer intercâmbio.
Uma pergunta, o fato de eu ser negro pode ser um empecilho? Os canadenses/americanos são racistas? Já presenciou algo do tipo?
Tenho receio de chegar lá em uma HomeStay onde as pessoas são boa parte branca, me distratar!

Me ajuda!

Obrigado!

Oi Caduh! Tudo bem comigo e vc? 🙂

Agência de Intercâmbio online? Vc só tem pesquisado sites de agências fixas ou está procurando por agências online? Desculpe, não entendi essa parte. Acredito que os sites não simulem muito orçamentos porque varia tudo, né? O seguro, o tempo, a hospedagem, a passagem, o material, etc. Valores que podem mudar a cada dia e seria muita responsabilidade para o site passar um valor e depois ter que “arcar”. Sei lá, tô chutando. Acho que é isso, rsrs.

Quanto a sua pergunta sobre sua cor, infelizmente, em pleno século XXI ainda temos que conviver com esse absurdo e pode acontecer sim. Ainda não tive experiência com canadenses, mas não percebi racismo vindo do americano… Nos Estados Unidos existem muitos negros, né… Acho que é mais comum para eles, diferentemente da Inglaterra, onde não vi tanto.

Sobre a sua hospedagem, a família vai receber um perfil seu antes de “te aceitar”. Eles meio que aprovam sua ida para a casa deles, então, acho que não deve se preocupar muito com isso. Como eu disse acima, infelizmente pode acontecer o racismo, mas vamos torcer para que não.

Vc já fala inglês? Quer fazer intercâmbio por quanto tempo e para qual finalidade?

Conte comigo! 😉

Abraço.

Então, com relação ao racismo não me importo tanto, era só uma dúvida!
Então, não falo inglês fluente, mas o pouco que sei consigo me virar(literalmente). Um inglês do tipo Caduh Vieira entende?Kkk
Eu quero fazer intercâmbio por três motivos.
1° Sou Apaixonado Pela Língua Inglesa.
2° uero conhecer a cultura pessoalmente, vivê-la.
3° Quero ter experiências novas, respirar novos ares!
Meu pai já viajou pra Irlanda em 2004, à trabalho! Mas foi deportado no mesmo dia, pois o país não estava aceitando a entrada de brasileiros. Pois 2 brasileiros que estavam no país mataram uma juíza Irlandesa de fato! Então de imediato foi erradicado a entrada de brasileiros!
Quero muito fazer intercâmbio por 3 meses com a intenção de aperfeiçoar meu inglês (precisa muito mesmo), e sem contar a bagagem que trarei! Sei que três meses é pouco, mas sei que se eu me esforçar conseguirei aprender bastante coisa, pelo fato de ser fã fanático não praticante da língua.
Sei que se estiver em solos americanos terei que me virar, aprender e isso irá me motivar mais e mais!

Desde já agradeço a atenção! 😀

Que legal! Realmente ótimos motivos para fazer o intercâmbio… rs. No primeiro post vc falou do Canadá, agora falou “americano”. Vai pra onde? rs

Acho 3 meses ideal! Não é tempo de menos e nem demais. Vai que vc não gosta… Agora, é o que eu sempre falo… Foca!!! Não fica falando só em português.

Qualquer dúvida, é só me mandar aqui!
Boa sorte!
Hugs.

Estou pesquisando sobre o intercambio que pretendo fazer quando eu terminar minha graduação, aqui no Brasil. Estou planejando ficar 3 meses estudando inglês (general english ou afins).
Um dos lugares que acabei encontrando na pesquisa foi Cambridge, bastante indicado pela tradição no ensino acho que isso se deve mais pela universidade né.
Mas enfim, você foi para Brighton? Gostei dessa cidade por ter um clima que eu me adaptasse melhor, mas acho que não seria vantagem nos outros aspectos né. Também encontrei pessoas falando bem de New Castle, chegou a ir lá? tem alguma informação?
Custos em Cambridge são altos?
Não procurei nenhuma agência ainda então estou com dificuldades pra encontrar pessoas falando sobre hospedagem. Tem alguma dica sobre isso?

Abraços

Oi Jhonatan! Tudo bem? Primeiramente, obrigada por seu contato aqui no blog. Acho três meses um tempo ótimo para intercâmbio. Realmente, Cambridge tem a tradição estudantil, como vc disse… Infelizmente não conheci Brighton, mas li bastante sobre o local antes de ir, pois era uma das minhas opções também. New Castle eu não vi nada. Na agência, logo fui informada que não seria uma boa opção justamente por essa falta de tradição e recepção estudantil (comparando com Cambridge), então… Além disso, como minha intenção era viajar pela Europa, Cambridge era o local mais acessível para viagens, mais acessível para Londres. Os custos de Cambridge são altos sim, ainda mais pelo valor da libra esterlina que hoje está R$ 3,80. Sobre hospedagem, é o que eu sempre falo: tem que observar suas necessidades. Se cozinha, tem uma vida independente, morar em uma república não será um bicho de sete cabeças. Se é meio dependente de alguém, não sabe cozinhar e quer ter mais contato com pessoas locais, ficar em casa de família é a melhor opção.

Qualquer dúvida, é só mandar!
Abraços.
😉

Tudo bem. Obrigado pela resposta.
Tenho visto alguns comentários sobre xenofobia e skinhead, passou por alguma situação ou soube de algum relato?
Consegue me falar sobre viagem pela Europa (trem?): custos, dificuldades.

Abraços

Jhonatan, não ouvi falar nada sobre xenofobia nem skinheads. Nada mesmo, até hoje. Muito pelo contrário (quanto a xenofobia), fui muito bem tratada e sempre ouço comentários positivos de outras pessoas também. Pode ficar despreocupado quando a isso. Mas porque a pergunta? Ouviu falar sobre, onde leu? Que estranho!!!

Quanto as viagens, é tudo bem tranquilo. As escolas têm agências e formam grupos para cada viagem. As dificuldades são da língua mesmo, mas o resto é tudo organizado. Custos, é em média £ 130 por final de semana. Essas viagens da escola são de ônibus. Não cheguei a ver se existia de trêm, mas deve existir sim. Montar sua própria viagem também é uma opção…

Abraços.
😉

Oi Thay, tudo bem? Conforme nos falamos pelo Face, estou indo para Cambridge esse mês, mais precisamente dia 22 de maio. Vou ficar um mês e, apesar do pouco tempo lá, ainda tenho dúvidas e muitas curiosidades. Muito bom ter encontrado seu blog, pois é muito difícil conseguir informações ou pessoas que já fizeram intercâmbio em Cambridge. Enfim, se puder me ajudar, seguem minhas dúvidas:

1. Para quem vai ficar um mês, você acha interessante comprar ou alugar uma bike? Qual das duas opções vc acha mais viável? Vc indica algum lugar legal para conseguir as bikes?

2. Vou chegar em Londres e ficar 3 dias por lá. E, então, sigo para Cambridge de Trem. Você acha melhor já comprar o meu bilhete ou acha fácil comprar na hora? Me refiro a preço e facilidade. Vc sabe se a diferença é muito grande comprando antecipadamente?

3. Estou levando uma média de 1.000 libras. Você acha suficiente para passar o mês? Vou ficar em residência estudantil, por isso, além dos custos diárias, terei custos com comida, também..

4. Falando em comida, em Cambridge é fácil encontrar mercado, eles ficam aberto até tarde? Alias, Li que os comércios em Cambridge costumam fechar por volta das 17h. Isso é verdade? Tão esquisito…

5. Não me lembro de ter lido, mas você chegou a viajar para Escócia? Se foi, como organizou, fez direto ou com alguma agência de lá? Tem uma ideia de quanto gastou com transporte e hospedagem? Estou louca para ir à Escocia e já queria me organizar financeiramente… rs

6. Li muito sobre o frio inglês, mas mesmo assim é muito difícil imaginar como ele é, de fato… Por isso, estou com uma MEGA dificuldade de arrumar minha mala. Considerando os meses de Maio e Junho, não sei se vc esteve lá nessa época, você acha que preciso levar muitos agasalhos e blusas de lã? Já separei 2 casacos grandes, mas estou em dúvidas sobre os agasalhos, meias, cachecol e afins… Qual sua opinião?

7. Vc desembarcou em Londres? Como foi a imigração para você, passou por algum apuro? Te pediram algo a mais do que seu passaporte, carta da escola e carta da residência?

Bom Thay, como vc pode ver, são muitas dúvidas, desculpe mas a ansiedade tá a mil por hora…. rsrs

Muito obrigada pela sua disponibilidade em nos ajudar com dicas e informações importantes.

Super beijo! 🙂

Oi Camila!!!
Seguem as respostas!

1. Se vc for ficar em uma escola da Kaplan, a partir de 30 dias vc “tem direito” a uma bike. Caso vá para outras, senão me engano são £70 de caução.

2. Vc diz quando chegar, com as malas? Pode comprar lá na hora, é bem fácil… Só fique SEMPRE atenta quando comprar bilhetes de trem, porque eles fazem combos… Tipo, para usar o dia todo sai mais barato, mas se vc não vai usar, vai só fazer uma viagem, jogaria dinheiro fora. Fique atenta e sempre tenha calma na hora de comprar coisas (porque as vezes pode não entender). Eu estava com uma mala muito pesada, contratei o carro da escola. Paguei £ 60 na época. Valeu a pena pela comodidade.

3. Eu gastava mais ou menos isso por mês. Só pense antes se vai fazer alguma viagem por lá, que a moeda seja Euro, por exemplo. Se for comprar lá na hora, gastaria desse dinheiro. Atenção com isso. E vai levar cartão também, né? Tô achando pouco se for só isso e não tiver o cartão.

4. De final de semana fecham cedo sim, mas tem mercado até tarde. Não me lembro de nenhum 24h. Acho que essa cultura é mais americanizada…

5. No primeiro texto que fiz, falei bastante sobre isso… Foi o lugar que mais gostei e fui pela Kaplan mesmo. Achei mais cômodo (também, tenho preguiça de organizar viagens, rs). Pela escola, vc divide o quarto com outro estudante que vá, mesmo que não o conheça (isso barateia e não me incomodei. Sempre ia com amigos), vai de ônibus com eles e faz passeios com guias. Tipo uma CVCzona da Kaplan. Os ônibus geralmente passam para pegar os alunos da Kaplan de Londres também.

6. Fiquei de setembro a dezembro. Peguei um dia de Sol e o resto esfriando. Vc vai na pior época, kkk. Se prepara! Se fosse eu, pelo que conheço Cambridge levaria algumas coisas que tenho, deixaria para comprar uns lá porque tem legais e mais baratos e vc pode usar em São Paulo (diferentemente de mim aqui em Brasília, que doei tudo para minha irmã que mora ai. Aqui, o máximo que usamos são aqueles casaquinhos da vovó). Se não quiser gastar, leva, se quiser tudo novinho, vale a pena comprar lá na Primark. É tipo uma C&A arrumada e com mais qualidade e bem maior e mais legal. Eu ia lá quase todo dia, comprei luva de todas as cores, aqueles “fones de ouvido pra frio” (não faço ideia de como se chama, kk), e olha que eu não suporto shopping e compras! rsrs. Leve toalha! No meu primeiro texto contei a história do meu primeiro dia, não sei se leu… Foi “phod…”, rs.

7. Foi super tranquilo. Deixei os documentos da escola, moradia e meus já organizados numa pasta e o que o policial ia me pedindo, entregava. Não fiquei com muito papo não. Também levei minha carteira de trabalho e holerite para ele ver que eu realmente voltaria para o Brasil. Não sei se fez diferença, mas prefiro pecar pelo excesso.

Fique à vontade para enviar mais perguntas! Como eu sempre falo: na época que fui, queria muito ter podido perguntar para alguém, mas não encontrei quem.

Beijinho.

Deixe um comentário

abril 2014
D S T Q Q S S
« nov   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Follow Esporadicamente on WordPress.com

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

